A minha, a sua, a nossa TV


Se você tem algum talento, algo importante a dizer, sonha em alcançar os 15 minutos de fama profetizado por Andy Warhol, poderá, a partir de agora, aparecer ao vivo para todo mundo quando quiser com apenas dois cliques. Essa é a ideia do Hangouts on Air, que permite a transmissão de vídeos ao vivo no Google+.

As conversas em vídeo na rede social passam a ter a possibilidade de serem transmitidas para toda internet, tornando-se públicas, e proporcionando uma alternativa para quem deseja ter um “canal de TV” pessoal na web a custo, atenção, praticamente zero.

Gente. Então em breve teremos o ZOMBETEIRO.COM na telinha, com direito a plim-plim e plom-plom para podermos falar de patati e patata. Caramba. Nunca imaginei que um dia tal possibilidade fosse existir.

No blog do Google, a empresa diz que as transmissões são perfeitas para dicas culinárias, artesanato e atividades que funcionam melhor se acompanhadas por um instrutor. Uma fascinante possibilidade é que ao mesmo tempo todos podem ver o vídeo, o autor da transmissão pode ter acesso à imagem do seu público e conversar com as pessoas.

Sabe o que o Hangouts on Air significa? Provavelmente, com o desenvolvimento e sofisticação da ferramenta, o fim da televisão como a vemos hoje. Imagina Ana Maria Braga e o Louro José, passando aquela maravilhosa receita de bolinho de espinafre e explicando os segredos individualmente aos seus telespectadores preferidos.

Outra possibilidade será a de incorporar o vídeo a um site ou blog, da mesma forma que se faz no YouTube, mesmo que a transmissão ainda esteja ocorrendo.

No caso de perder o horário do programa preferido, não vai precisar esquentar a cabeça, nem lamentar. Ao terminar a exibição o YouTube faz um upload automático da gravação para o canal do usuário no site e também publica o vídeo num post do Gloogle+ para quem perdeu a transmissão.

Podem ter certeza, em breve nosso editor Chico Chicória, estará blogando da TVZOM.

Nenhum comentário: