1968 - MARTA VASCONCELLOS É MISS UNIVERSO



Os jornais, revistas, TVs e até mesmo os grandes portais brasileiros de informação de 2008 voltaram a acompanhar os concursos de Miss Brasil e Miss Universo com a mesma intensidade que faziam a 40 anos atrás. Os concursos de beleza que até pouco tempo tinham perdido o glamour voltam a chamar atenção, depois de serem considerados ultrapassados e bregas.

Em 1968, a bainana Martha Maria Cordeiro Vasconcellos era eleita miss universo, em edição realizada em Miami Beach, Flórida. Como não podia deixar de ser foi capa da revista “Manchete”, uma referência na época. Antes dela, duas brasileiras haviam sido coroadas Miss Universo: Yolanda Pereira, em 1930, quando o concurso ainda não era oficial, e Ieda Maria Vargas, em 1963.

Antes de participar do Miss Bahia, Martha enfrentou a resistência da família. Mesmo assim, venceu o concurso estadual e conseguiu participar do Miss Brasil 1968, no Maracanãzinho (Rio de Janeiro) no dia 29 de junho. Ela se tornou a terceira baiana a vencer o título nacional, derrotando outras 24 candidatas, entre elas a dona da casa, Maria da Glória Carvalho, eleita meses mais tarde Miss Beleza Internacional.

Foi casada com Reynaldo Loureiro e tem dois filhos - Leonardo e Leilane Loureiro. Atualmente é casada com Frank Mastereid, com quem tem três filhos: Nicole, Franco e Sebastien. Após o reinado, Martha passou cinco anos nos Estados Unidos à disposição da Organização Miss Universo. Foi jurada do Miss Brasil em 1982 e 2005. Hoje, ela vive em Boston, onde trabalha como psicóloga.

7 comentários:

Heliana Ribeiro Tenuta disse...

Eu não sei se houve casamento de Martha Vasconcelos, nossa Miss U com este senhor citado no blog, e também, nunca fiquei sabendo q ela teria outros tres filhos. Acho q está havendo alguma confusão, não?
Grande abraço
Heliana

MÁRCIO LANDIN disse...

Sim, Martha foi casada novamente. E hoje mora nos EUA, com seu atual esposo. Ela também atua como psicóloga lá prestando um serviço assistencial muito relevante. Martha, diferente de outras misses, em sua época, optou por uma vida social menos glamourosa, vivendo plenamente a função de mulher e de mãe. No entanto, prosseguiu seus anseios pela realização nos estudos e profissionalmente. É uma empresária hoje e seus filhos administram isso em Salvador. É uma bela mulher, mesmo aos 60 anos. Pela entrega social, se descuidou um pouco do seu perfil de beleza que consagrou a Bahia: medidas perfeitas e um belo par de pernas que encantou os jurados e fotógrafos. O que mes constrange muitas vezes é vela de olhos negros na maioria das fotos em que aparece em preto e branco. Enquanto outras misses de épocas anteriores não tem esse "privilégio". Muitas imagens, mesmo as que ficaram no You tu be, não mostram os momentos cruciais do desfile dela, e os falhes de frente ficam completamente apagados ou imperceptíveis. Até o You tu be de 1954 no desfile final ficou colorido, vendo-se perfeitamente a beleza de Martha Rocha. Já no de Vasconcellos, fica esse pecado, em tempo de era digital. Gosto de Martha porque não a vi dsfilando, descobri pelas fotos e através de amigos seus próximos, tive melhores informações. Como Heliana pretendo conhecê-la e claro, visualizar aquilo que todos me dizem e mesmo as fots preto e branco não negam. A foto dela com o cajado, serena e , a que aparece ao lado do segurança das Misses em 1968, a que está em traje típico, a que aparece em vestido verde antes do Miss Brasil foram especiais.
Enfim. Cada miss deveria ter esse mesmo tratamento de imagem para valorizar todas igualmente.

Abraços.

Anônimo disse...

Para HELIANA:

A Martha é casada sim, com o Mastereid porém, os três filhos citados aqui são do 1º casamento do seu atual marido, ok? Abraços!

Heliana Tenuta disse...

Em momento algum pensei em zombar da nossa eterna miss. Também sempre soube que ela so tem dois filhos com o empresário Reinaldo Loureiro.
Desconhecer um fato sim, zombar jamais.
Meu carinho por ela é taao grande que jamais desceria a esse nível.
Grande abraço

Mundo em paz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mundo em paz disse...

Olá! Algum de vcs sabe quem foi a sortuda que pegou o buquet de casamento da nossa maravilhosa Martha? Faço uma pesquisa sobre esses eventos e simbologias. Grata!
Ana Harrison= ana.luci22@gmail.com

Mundo em paz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.